Égua Idolatrada, símbolo da Coudelaria de Rincão “Qualquer semelhança é mera coincidência”
Rincão/ São Borja (RS) – A Égua Idolatrada como é conhecida, representa muito a atividade desenvolvida na Coudelaria de Rincão, que tem como principal missão a produção de equinos para o Exército Brasileiro.
A Égua com potro ao pé foi idealizada pelo Coronel de Cavalaria Marco Antônio Fantini Silva, Diretor da Coudelaria de Rincão no período de 25Jan2007 a 29Jan2009; Foi confeccionada pelo artista plástico são-borjense Rossine Rodrigues, e inaugurada durante a solenidade de Passagem de Comando do Cel Fantini, no dia 29 de janeiro de 2009.
A obra de arte foi confeccionada em concreto e possui as medidas anatômicas da égua Urca M.E., a qual serviu de modelo. Foi batizada pela Tenente Lovane com o nome de “Égua Idolatrada" e também, a referida tenente foi a idealizadora da frase “Idolatrada mãe gentil, zela pelo seu potro, como nós pelo Brasil", conforme consta na placa anexa à escultura.
A foto da postagem retrata a égua Bastera do Rincão, deitada ao lado do seu potro, minutos após o parto, com postura semelhante a escultura da Égua Idolatrada, ou seja, “qualquer semelhança é mera coincidência”.