Atividades Desenvolvidas
Dentre as atividades realizadas a produção de equinos, é destacada como a principal. Os equinos produzidos são distribuídos para Organizações Militares (OM) de todo Brasil, tendo como finalidade o uso em cerimonial militar, adestramento de tropas e prática de esporte, perfazendo uma média de 150 animais por ano.
Subordinada à seção Veterinária, foi criada a seção de Agricultura, com o intuito de tornar viável o projeto de autossuficiência, que visa atender todo o efetivo de animais com produção de grãos, cereais, fenos e pastagens, e as subseções de produção de bovinos, ovinos e outros animais atendem a manutenção de uma reserva técnica de alimentos, que garantem o suporte à atividade principal. Para alcançar a excelência desses serviços são realizadas uma série de atividades subsidiárias, tais como: instalação de cercas, construção e manutenção das instalações físicas, transporte de grãos, fenos entre outras.
Visando integrar a Coudelaria de Rincão com a sociedade samborjense e o meio acadêmico, são realizados cursos técnicos em conjunto com parceiros, temporadas hípicas, rodeio crioulo, atividades as quais ganham projeção no âmbito nacional dentro e fora da Força.
Complementando todo esse trabalho, um corpo técnico especializado, fica imbuído de participar de distintas atividades como: feiras, exposições, simpósios entre outros, agregando assim novas tecnologias e conhecimentos em prol da melhor execução do trabalho, mantendo assim, o padrão de excelência da Coudelaria de Rincão, que hoje atinge o patamar de referência nacional na produção de equinos.