Viatura Blindada de Combate Carro de Combate M60 A3 TTS
No dia 07 de janeiro de 2022, a Coudelaria de Rincão e o Campo de Instrução do Rincão recebeu a Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBC CC) M60 A3 TTS, de origem norte-americana, destinada a compor o acervo histórico desta OM.
Produzido em 1960, foram fabricadas mais de 15.000 unidades desta viatura, sendo na época o principal carro de combate do Exército e do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos da América.
Devido ao grande número de países que utilizam o M60 e das muitas versões existentes, esse blindado participou de diversos conflitos importantes, entre os quais podemos destacar: Guerra de Yom Kippur em 1973, Guerra do Líbano em 1982, Guerra Irã-Iraque 1982-1989 e a 1ª Guerra do Golfo em 1991 (Operação Tempestade no Deserto).
O Exército Brasileiro utiliza, desde 1997, a versão M60 A3 TTS que inicialmente mobiliou as unidades do 4º Regimento de Carros de Combate e o 5º Regimento de Carros de Combate, nas cidades de Rosário do Sul – RS e Rio Negro – PR, respectivamente, e hoje mobíliam o 20º Regimento de Cavalaria Blindado, na cidade de Campo Grande – MS, organização militar orgânica da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados - MS.
Esta versão conta com um sistema de controle de tiro computadorizado, telêmetro laser, sistema de Defesa Química, Biológica e Nuclear e sistema de observação e pontaria que utiliza a visão termal, possibilitando o combate noturno, chamado Tank Thermal Sight (TTS). Tais inovações, aliada à capacidade de destruição de seus armamentos, deu a este CC excepcional letalidade e capacidade de sobrevivência no campo de batalha moderno.