Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Leopard 1 A1
No dia 27 de janeiro de 2020, a Coudelaria de Rincão e o Campo de Instrução de Rincão recebeu uma Viatura Blindada de Combate — Carro de Combate (CC) Leopard 1 A1, de fabricação alemã, destinada a compor o acervo histórico desta OM.
Os primeiros exemplares deste carro de combate foram adquiridos da Bélgica pelo Exército Brasileiro, a partir de 1996, com a finalidade de modernizar a frota blindada, que utilizava até então o carro de combate M41 Walker Bulldog, de fabricação americana.
O carro de combate Leopard 1 A1 foi empregado pelos Regimentos de Carros de Combate e pelos Regimentos de Cavalaria Blindado até a chegada do CC Leopard 1 A5 BR, também fabricado pela empresa alemã Krauss-Maffei Wegmman. A aquisição destas viaturas contribuiu para o aumento da Ação de Choque, uma das principais características da arma de Cavalaria.
O Leopard 1 A1 é uma plataforma de combate de 42 Ton e equipada com um canhão 105 mm L7 da Royal Ordnance, metralhadora coaxial e antiaérea. Além disso, é dotado de grande blindagem e motor MTU MB 838 CaM 500, 10-cilindros motor multi-fuel 830hp (620kW) a 2200 RPM. Tais características explicam porque esta viatura ocupa posição de destaque, junto a VBC – CC M60, dentro da frota blindada do Exército Brasileiro.