Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Coudelaria de Rincão Participou do IX Festival Hípico do Cavalo Brasileiro de Hipismo

    Entre os dias 4 e 10 de novembro de 2014, a Coudelaria de Rincão, Organização Militar responsável pela criação dos equinos utilizados pelo Exército Brasileiro, participou de forma inédita do IX Festival Hípico do Cavalo Brasileiro de Hipismo, maior e mais importante evento da raça, que ocorreu na Sociedade Hípica Paulista, na cidade de São Paulo – SP.

    Na oportunidade estavam reunidos os maiores criadores da raça de todo o país, empresários do ramo equestre, cavaleiros e cavalos em provas de diferentes graus de dificuldade.

    Entre as atrações do festival, destacou-se a Exposição Nacional de Potros, o julgamento de éguas matriz, as provas da Final do Circuito do Cavalo Brasileiro de Hipismo e o ponto alto do evento que fio a Aprovação de Garanhões. As avaliações foram procedidas por um juiz internacional, por um ex-cavaleiro olímpico e por um membro da Associação do BH.

    A Coudelaria de Rincão se fez presente com 6 equinos em diversas modalidades, sendo 3 para Aprovação de Garanhões. Esta atividade se reveste de extrema importância uma vez que é exigida a aprovação do equino, através de critérios rigorosos, para que possa ser utilizado como reprodutor em um plantel de éguas, de forma a obter registro de seus filhos, imprimindo a alta genética que possui em seu sangue e as características morfológicas.

    Já na primeira participação da Coudelaria de Rincão, o Garanhão Recanto do Rincão, nascido no ano de 2010, filho de Sandreo e Lentilha do Rincão, após o julgamento de qualidade técnica de salto, movimentação nas 3 andaduras, morfologia, conformação e aprumos, foi aprovado como reprodutor da raça BH. Dentre os 19 garanhões presentes ao evento, apenas 5 conseguiram tal distinção, comprovando a alta genética presente no plantel do Exército Brasileiro, figurando entre os grandes Haras de criação.

    O êxito na prova coroa todo o investimento que é feito pela Seção de Remonta e Veterinária, desde a compra do sêmen e inseminação no plantel de éguas selecionadas, ao posterior nascimento e desenvolvimento do potro, seguindo da fase de Doma Racional quando este atinge os 3 anos de vida, que antecede a participação no evento.

    Na ocasião, a Associação também homenageou todos os cavaleiros e cavalos BH que participaram de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e Grandes Prêmios, dentre os quais foi referenciado o cavalo Escudeiro do Rincão, que em 2008 participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, tendo como cavaleiro o TC Jeferson Sgnaolin Moreira.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página