Coudelaria de Rincão Participou do IX Festival Hípico do Cavalo Brasileiro de Hipismo
Entre os dias 4 e 10 de novembro de 2014, a Coudelaria de Rincão, Organização Militar responsável pela criação dos equinos utilizados pelo Exército Brasileiro, participou de forma inédita do IX Festival Hípico do Cavalo Brasileiro de Hipismo, maior e mais importante evento da raça, que ocorreu na Sociedade Hípica Paulista, na cidade de São Paulo – SP.
Na oportunidade estavam reunidos os maiores criadores da raça de todo o país, empresários do ramo equestre, cavaleiros e cavalos em provas de diferentes graus de dificuldade.
Entre as atrações do festival, destacou-se a Exposição Nacional de Potros, o julgamento de éguas matriz, as provas da Final do Circuito do Cavalo Brasileiro de Hipismo e o ponto alto do evento que fio a Aprovação de Garanhões. As avaliações foram procedidas por um juiz internacional, por um ex-cavaleiro olímpico e por um membro da Associação do BH.
A Coudelaria de Rincão se fez presente com 6 equinos em diversas modalidades, sendo 3 para Aprovação de Garanhões. Esta atividade se reveste de extrema importância uma vez que é exigida a aprovação do equino, através de critérios rigorosos, para que possa ser utilizado como reprodutor em um plantel de éguas, de forma a obter registro de seus filhos, imprimindo a alta genética que possui em seu sangue e as características morfológicas.
Já na primeira participação da Coudelaria de Rincão, o Garanhão Recanto do Rincão, nascido no ano de 2010, filho de Sandreo e Lentilha do Rincão, após o julgamento de qualidade técnica de salto, movimentação nas 3 andaduras, morfologia, conformação e aprumos, foi aprovado como reprodutor da raça BH. Dentre os 19 garanhões presentes ao evento, apenas 5 conseguiram tal distinção, comprovando a alta genética presente no plantel do Exército Brasileiro, figurando entre os grandes Haras de criação.
O êxito na prova coroa todo o investimento que é feito pela Seção de Remonta e Veterinária, desde a compra do sêmen e inseminação no plantel de éguas selecionadas, ao posterior nascimento e desenvolvimento do potro, seguindo da fase de Doma Racional quando este atinge os 3 anos de vida, que antecede a participação no evento.
Na ocasião, a Associação também homenageou todos os cavaleiros e cavalos BH que participaram de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e Grandes Prêmios, dentre os quais foi referenciado o cavalo Escudeiro do Rincão, que em 2008 participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, tendo como cavaleiro o TC Jeferson Sgnaolin Moreira.