Coudelaria Realiza o 5° Estágio de Doma Racional
A Coudelaria realizou entre os dias 05 e 16 de agosto, o 5º estágio de Doma Racional, no qual foram amansados mais de 64 potros nascidos em 2010, pertencentes à geração que começa com a letra “R”. Participaram desse curso 32 militares de diversas Unidades do Exército Brasileiro.
O estágio é reconhecido pelo uso de modernas técnicas para o amansamento de equinos, sem o uso da violência, priorizando a confiança entre cavalo e homem.
O curso foi estruturado em módulos: doma racional teórica e prática, enfermagem veterinária (teórica e prática), Emprego Militar de Eqüídeos/Característica do cavalo militar/ Nutrição Eqüina e Casqueamento/Aprumos.
O estágio iniciou-se com a distribuição de dois animais por aluno, sendo na primeira semana priorizado o amansamento debaixo do animal. Somente após esta fase é que pode-se realizar a montaria e o trabalho de obediência aos comandos do cavaleiro. Para marcar o término do estágio e do trabalho de amansamento, os participantes fizeram uma cavalgada pelas dependências da Coudelaria, demonstrando o nível atingido pelos animais.
Com o término deste estágio, a Coudelaria encerra a fase de doma desta geração, cerca de 140 animais e fica em condições de distribuí-los para as diferentes Organizações Militares, que os utilizarão no cerimonial militar, em operações e na prática desportiva.