A Modernização das Unidades de Manejo visando o bem estar animal do plantel da Coudelaria de Rincão
Visando atender as necessidades de emprego da Força Terrestre, a Coudelaria vem desenvolvendo um trabalho de melhoramento genético de seus animais. No entanto, além desse trabalho, tem-se realizado diversas atividades paralelas objetivando aprimorar o manejo diário dos equinos, em consequência aumentando a demanda na excelência de suas instalações. Desta forma, destaca-se a Unidade de Manejo Mexerico e o Projeto do Cavalo Brasileiro de Hipismo (Projeto BH).
A Unidade de Manejo Mexerico foi construída em meados do ano de 2004 pelo servidor civil Joel Fernando da Silva e mais 3 militares. É a unidade de manejo mais próxima da Sede e da Seção Veterinária. O Mexerico acomoda as seguintes categorias: matrizes com potro ao pé e os animais do Projeto “Cavalo Brasileiro de Hipismo”. Por se tratar de uma Unidade sensível e estratégica, no ano de 2019 foi realizada a sua adequação, com ampliação das suas áreas de bretes, mangueiras e comedouros para arraçoamento dos animais. A unidade possuía anteriormente 28 comedouros e com a adequação passou a contar com 73 novos bretes para arraçoamento dos animais, ressalta-se ainda, a construção de uma estrutura para acompanhamento reprodutivo das éguas, visando reduzir o trânsito de animais até o Pavilhão de Monta e consequentemente, reduzindo os problemas associados ao excesso de manejo de éguas e potros ainda ao pé da mãe.
A missão do Projeto “Cavalo Brasileiro de Hipismo” foi instaurada com o intuito de estabelecer um cuidado mais aproximado dos animais de elevada linhagem genética e zootécnica. Para tal, foram construídos 3 potreiros nas imediações da sede, com instalações modelo “lanchonete” para alimentação e suplementação destes equinos. Nestes, são alocados separadamente, as éguas com cria ao pé, além de machos e fêmeas que já participaram e foram premiados no Festival do BH, ou ainda, que estão em preparação para o ciclo seguinte.
Além das instalações mencionadas e com objetivo de proporcionar bem estar e melhorar a qualidade de vida dos garanhões, está em execução o projeto para construção de 10 paddocks, com área de 120m² cada, área coberta para alimentação e suplementação. Assim, possibilita-se um maior tempo de soltura destes animais, diminuindo os fatores de estresse ocasionado pelo longo período em que são mantidos estabulados.
O Diretor da Coudelaria e Campo de Instrução de Rincão, parabeniza a todos os envolvidos da Seção Técnica e Serviços Gerais, pelo excelente trabalho prestado em prol de nossos animais.